Microsoft adverte sobre hack que permite seguir atualizando Windows XP
No início de abril, a Microsoft anunciou que deixaria de outorgar suporte técnico ao Windows XP. Curiosamente, a China foi considerada naquela data como uma exceção, dado o uso em massa deste sistema operacional e a baixa taxa de atualizações de segurança dos usuários daquele país. Poucos dias depois descobriram um enorme problema de segurança no Internet Explorer. A particularidade então apontou que os usuários do XP não poderiam acessar à atualização para corrigir a falha.
O fato é que ontem anunciaram um hack que permite modificar o registro do Windows para permitir que o sistema continue acessando às atualizações de segurança da Microsoft até 2019. Em realidade, o hack dá a oportunidade de ter acesso a dados das atualizações destinadas ao WEPOS (Windows Embedded Point of Service) e o Windows Server 2003, desde que trate-se de versões de 32 bits.
Depois que grandes sites de tecnologia fizeram eco desta possibilidade, um representante da Microsoft advertiu a respeito dos riscos que representa para os usuários de XP optar por implementar este hack.
Para a empresa é mais recomendável atualizar os equipamentos a uma versão mais recente do sistema operacional:
"As atualizações de segurança que podem ser instaladas estão desenhadas para clientes de Windows Embedded e Windows Server 2003 e não protegem totalmente aos clientes de Windows XP. Os clientes de Windows XP também correm um risco significativo de problemas de funcionalidade com suas máquinas se instalarem estas atualizações, já que estas não são testadas com o Windows XP. A melhor maneira para que os clientes de Windows XP protejam seus sistemas é atualizar a um sistema operacional mais moderno, como Windows 7 ou Windows 8.1."
De modo que -sei, é duro- o mais recomendável é esquecer de uma vez por todas do XP e migrar às novas versões oferecidas pela Microsoft. Mas se quiser implementar este hack no seu XP, basta fazer o seguinte:
Crie um documento de texto nomeado XP.reg. Você precisa ter certeza de que extensão seja reg, não "XP.reg.txt". Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Editar. Cole o seguinte:
Windows Registry Editor Versão 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\POSReady]
"Installed"=dword:00000001
Salve-o, em seguida, clique duas vezes no arquivo. Isso fará com que a mudança seja salva no registro do Windows. Isso é tudo que você precisa fazer. O Windows irá agora buscar automaticamente atualizações projetados para POSReady 2009, garantindo que XP continua a ser protegido em um futuro previsível.
Este truque só funciona para as edições XP de 32 bits, mas há uma solução alternativa para as versões de 64 bits neste link.
Outra dica para quem quer continuar usando o XP é (eu faço isso):
- - Instalar Windows XP do zero;
- - Instalar todas as atualizações e softwares básicos;
- - Gerar una imagem de disco;
- - Usar até que morra;
- - Restaurar a imagem de disco.
Pronto, XP infinito.
Via | ZDNet.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!