Esta alucinante ilusão óptica desafia sua percepção de perspectiva e de tamanho
Como acontece com as melhores ilusões ópticas, entender seu funcionamento não as torna menos incríveis a olho nu. O primeiro lugar do concurso anual de ilusões ópticas da
Neural Correlate Society foi outorgado este ano a Christopher D. Blair, Gideon P. Caplovitz e Ryan E.B. Mruczek, da Universidade de Nevada em Reno, é uma variação de uma ilusão clássica de Ebbinghaus.
Um Ebbinghaus nem sequer precisa explicação: trata-se de dois conjuntos de círculos cujo centro é do mesmo tamanho em ambos casos (em laranja), mas os quais estão rodeados por círculos de outros tamanhos, o que os faz parecer menores ou maiores com respeito aos demais.
Os ganhadores do concurso simplesmente tomaram a ilusão estática tradicional e transformaram-na em um gif dinâmico: o círculo central permanece do mesmo tamanho, mas nossa mente acha que se avoluma ou diminui segundo a animação circundante. Se permanecer olhando o círculo central e depois desviar o olhar, parece que o conjunto de círculos se move ao longo da tela.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!