Cientistas descobriram a forma de transformar luz em matéria

LuisaoCS

Cientistas descobriram a forma de transformar luz em matéria

Físicos do Imperial College de Londres descobriram a forma de criar matéria a partir da luz, uma teoria proposta já por Gregory Breit e John Archibald Wheeler em 1934.

A ideia dos dois cientistas era que deveria ser possível converter matéria a partir da luz “esmagando” dois fótons para criar um elétron e um posítron. O cálculo resultou que era teoricamente possível, mas os dois cientistas jamais esperavam que alguém demonstrasse empiricamente sua predição.

As novas pesquisas mostram como a teoria de Breit e Wheeler poderia ser comprovada na prática. Um colisor de fótons, que converteria a luz em matéria, tecnologicamente já é possível, seria um novo experimento de física de alta energia que recriaria o processo dos primeiros 100 segundos depois da criação do universo.


Os cientistas estavam trabalhando nos problemas associados à fusão, quando se deram conta da possibilidade de chegar as condições criadas por Breit e Wheeler.

Agora os esforços se centram em realizar o experimento que consiga transformar a luz em matéria, em primeiro lugar os cientistas usariam um laser de alta intensidade para acelerar os elétrons logo abaixo da velocidade da luz, então estes elétrons poderiam ser disparados sobre uma lousa de ouro para criar um feixe de fótons um bilhão de vezes mais energizados que a luz visível.

Na seguinte etapa disparariam um laser de alta energia que criaria um campo de radiação térmica que geraria uma luz similar à emitida pelas estrelas.

Posteriormente os fótons das duas fontes entrariam em choque que por sua vez formariam elétrons e posítrons, sendo possível sua detecção.

Via | I Fucking Love Science.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Cientistas usando empirismo?
Então, já posso fazer uma estrela?

Então... Um sabre de luz... Seria possível?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!