Pesquisadores suíços copiam o besouro-bombardeiro para proteger os caixas automáticos
Pesquisadores do Departamento de Química do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça, pensaram em copiar o mecanismo de defesa do besouro-bombardeiro (Brachinus crepitans), uma espécie de inseto coleóptero pertencente à família Carabidae, capaz de cuspir ácido, para defender os caixas automáticos dos bandidos.
O brilhante besouro libera um aerossol suficientemente potente para matar uma formiga quando se sente ameaçado, sendo este um dos sistemas de defesa química mais agressivos da natureza.
O inseto armazena dois compostos químicos diferentes por separado em seu abdômen. Quando se sente ameaçado mistura os dois em uma câmera de reação, formando um composto tóxico com o qual pode aspergir seus inimigos.
Inspirado no sistema de defesa do besouro, os reativos ficam separados em bolsas plásticas frágeis que se rompem facilmente com a energia produzida por um eventual golpe contra o caixa. Os dois produtos misturam-se e são projetados para o assaltante por vapor de água contido em outra bolsa. Opcionalmente podem ser acrescentado colorantes persistentes e marcadores baseados em DNA.
O sistema pode ser montado sobre qualquer coisa que queira ser protegido.
Via | CBS News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!