Mulheres em sua etapa fértil sentem-se atraídas e excitadas por música complexa

LuisaoCS

Mulheres em sua etapa fértil sentem-se atraídas e excitadas por música complexa

Por muito tempo especulou-se sobre as origens e as funções evolutivas da música. Se, por um lado, culturalmente seu valor e sua importância são indiscutíveis, por outro lado ainda é enigmático seu propósito biológico. Ao menos até agora, depois de que um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sussex tenha mostrado que a música complexa atrai e ainda excita mulheres férteis.

O estudo, dirigido por Benjamin Charlton, consistiu em perguntar a 1.500 mulheres de uma média de idade de 28 anos, que não estivessem amamentando nem grávidas ou utilizando métodos anticoncepcionais hormonais, se preferiam uma composição complexa ou uma simples e, em uma segunda pergunta, se escolheriam o compositor para uma relação curta ou uma mais extensa e comprometida.


De acordo com os resultados, o compositor de melodias complexas foi eleito colega sexual por um curto período de tempo apenas quando as mulheres se encontravam em seu momento de maior fertilidade, quando a probabilidade de conceber era alta. Curiosamente, esta escolha não se repetiu com artistas visuais de nenhum outro tipo.

Segundo os pesquisadores, esta poderia ser a primeira evidência do propósito evolutivo da música, pois mostra que esta é também um fator para considerar desejável um parceiro sexual, uma hipótese já aventurada por Darwin em "A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo".

- "As notas musicais e o ritmo foram adquiridos a princípio pelos ancestrais masculinos e femininos da humanidade com o propósito de cativar o sexo oposto", escreveu Darwin em A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo
."


Charlton sugere que ao se inclinar por compositores de música complexa, as mulheres poderiam estar escolhendo o parceiro sexual de habilidades cognitivas avançadas que muito provavelmente seriam herdadas à progênie.

Via | Telegraph.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Abrace a complexidade do ritmo e letra do funk. O que tem de mulheres querendo...

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!