Vegetarianos são menos saudáveis que os consumidores de carne
Um controverso estudo sugere que os vegetarianos têm um maior risco de doenças físicas e mentais, apesar de beberem menos, fumarem menos e serem mais ativos fisicamente que os carnívoros.
O estudo realizado pela Universidade Médica de Graz (Áustria) estabeleceu que a dieta vegetariana, que se caracteriza pela ingestão de frutas, verduras e produtos de grão inteiro, parece levar a riscos elevados de câncer, alergias e problemas de saúde mental, tais como depressão e angústia.
O estudo utilizou dados da Pesquisa de Entrevistas de Saúde da Áustria para examinar os hábitos alimentícios e estilo de vida entre os consumidores de alimentos diferentes.
1.320 voluntários foram agrupados de acordo a sua idade, sexo e nível socioeconômico em 4 grupos de 330 participantes. Resumiram-se a vegetarianos, pessoas que comiam carne com uma grande quantidade de frutas e verduras, pessoas que comiam menos carne, e 330 voluntários que comiam mais carne do que o resto dos examinados.
Descobriram que os vegetarianos consomem menos álcool e têm índices de massa corporal menores, mas ainda se encontravam em pior estado de saúde física e mental geral.
- "Nosso estudo demonstrou que os adultos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis (em termos de câncer, alergias e transtornos de saúde mental), têm uma pior qualidade de vida, e também requerem mais tratamento médico", disseram os cientistas.
Pese a quantidade de críticas de detratores vegetarianos dizendo que o estudo não passa de uma propaganda velada da friboi indústria da carne, os autores dizem que a pesquisa não tem nenhum relacionamento com a referida indústria e que, menos ainda, não recebeu nenhum aporte financeiro dela
- "Já nos distanciamos deste tipo de afirmação, já que é uma interpretação incorreta, conveniente e pontual de nossos dados", disse a coordenadora do estudo e epidemiologista Nathalie Burkert ao The Austrian Times: - "Nós percebemos que os vegetarianos padecem mais de certas doenças como a asma, o câncer e as doenças mentais do que as pessoas que comem carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito. É necessário mais estudos antes de podermos responder a estas perguntas.", concluiu a cientista.
Via | Independent.
Notícias relacionadas:
Comentários
Primeiro) a pesquisa não é inconclusiva em relação ao título, ela é inconclusiva em relação de qual é a causa e o efeito pelos quais os vegetarianos padecem mais de determinadas doenças, bem diferente. O título corresponde aos resultados encontrados e inclusive a fonte da notícia, o jornal Independent vai mais longe ao titular "Os vegetarianos são menos saudáveis e têm uma pior qualidade de vida do que os onívoros". Agradeço sua dica, mas ela é equivocada.
Segundo) nenhum comentário foi omitido. Não temos o costume de fazer isso. Muito provavelmente seu outro comentário caiu no filtro de spam. Isso acontece quando o internauta usa palavras de baixo calão ou algumas palavaras chave que resultem em insultos.
Vocês são muito medrosos e perderam mais um leitor de suas postagens. Vocês omitiram o meu comentário e publicaram apenas o segundo. Ficou parecendo que gostei do texto e que minha única crítica foi sobre o título dele. Manipularam a verdade, sem entretanto, mentir. É isso que a mídia vem fazendo para não perderem sua "idoneidade". É esse tipo de mídia - a hipócrita, falsa e totalmente capitalista - que é uma das piores chagas da sociedade.
Ah! E mais uma coisa, ou uma dica que eu queria dar a vocês do site, vejo muitas coisas legais aqui, mas, nessa postagem o título da pesquisa não deveria ser uma afirmação. Pois, nessa mesma pesquisa e isso é um fato, ela deixa claro que é uma pesquisa inconclusiva.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!