Facebook cria laboratório para construir drones e satélites para distribuir Internet
Mark Zuckerberg anunciou a criação de um laboratório dentro de Facebook, que estará encarregado de construir drones, satélites, lasers infravermelhos e outras tecnologias para fornecer conexão a Internet a pessoas em diferentes lugares do mundo.
O Facebook Connectivity Lab inclui dentro de suas filas muitos dos principais especialistas em tecnologia aeroespacial e de comunicações, somando pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory (JPL) e Ame Research Center da NASA, além do Observatório Óptico Astronômico Nacional. Ademais agregará agora engenheiros de uma empresa britânica chamada Ascenta, que trabalharam em aviões não tripulados que utilizam energia solar.
Tudo isto é parte do plano Internet.org, uma iniciativa que procura levar Internet a lugares onde não há. O plano soma-se ao projeto do Google para entregar internet com balões.
O laboratório do Facebook estará a cargo de Yael Maguire, pesquisador do MIT Média Lab que trabalhou anteriormente no Open Compute Project, o esforço da rede social para criar novos servidores e data centers eficientes para seus serviços web e móveis.
Facebook apostará na utilização de aviões não tripulados, que operem com energia solar e que possam fornecer internet em zonas suburbanas. Estes drones poderiam permanecer no ar por meses e entregar conexões a Internet confiáveis, assegura o site oficial. Para lugares ainda mais remotos, a companhia pesquisa o uso de satélites de baixa órbita, permitindo conectividade mediante laser infravermelho.
Tanto Facebook quanto Google se beneficiam de somar mais pessoas a Internet, podendo aumentar seu mercado de usuários. De acordo ao que foi dito por Zuckerberg, no princípio a conectividade que oferecerá será limitada a alguns serviços, o que poderia repercutir na neutralidade na rede.
Via | Wired.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!