Médicos transplantam crânio integralmente impresso em 3D

LuisaoCS

Médicos transplantam crânio integralmente impresso em 3D

As impressoras 3D se converteram em um dos inventos mais surpreendentes dos últimos anos, com aplicações que vão do admirável ao ridículo.

Este caso que agora compartilhamos cai na primeira categoria, aquela de uma invenção que se destina ao benefício de outros, pois uma jovem holandesa recebeu o transplante de um crânio impresso em 3D.


A paciente de 22 anos sofria uma rara doença que engrossava paulatinamente seus ossos, ao grau de que o crânio passou de uma espessura habitual de 1,5 cm a 5 cm. Por este motivo, a mulher sofria constantes e severas dores de cabeça, enxergava mal e tinha dificuldade para manifestar emoções faciais, além de que segundo seus médicos eventualmente a pressão sobre seu crânio poderia lhe causar a morte.

Para sua sorte, no entanto, os médicos consideraram viável substituir seu crânio com um impresso em 3D. A cirurgia levou 23 horas e foi realizada por uma equipe encabeçada pelo Dr Bon Verweij, do Centro Médico da Universidade de Utrecht.

Conquanto em outros casos transplantaram-se partes do crânio também impressas em 3D, esta é a primeira vez em que uma paciente recebe um fragmento tão extenso, quase um hemisfério completo.

De acordo com Verweij, este feito demonstra que as impressoras 3D podem ser notavelmente proveitosas para as cirurgias, pois permitem obter peças do tamanho exato.

A paciente, por outro lado, recuperou a visão, as dores cederam e já leva uma vida normal.

Via | Daily Mail.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!