O manto terrestre oculta grande quantidade de água em seu interior

LuisaoCS

O manto terrestre oculta grande quantidade de água em seu interior

Ao que parece o escritor Julio Verne não estava muito errado quando em 1864 fantasiou uma "Viagem ao centro da Terra" onde os protagonistas encontravam um autêntico oceano nas profundidades de nosso globo. A descoberta de um diamante rico em água oferece novas provas sobre a existência de grandes volumes de água nas profundidades da Terra.

A descoberta deste mineral chamado ringwoodita, uma forma de peridoto, foi possível graças a uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá), liderados pelo especialista em geoquímica do manto terrestre Graham Pearson, que chegaram à pedra em 2008 depois que garimpeiros a descobriam no meio do cascalho do leito de um rio de um garimpo em Juina, no estado do Mato Grosso. O mineral veio à superfície desde as profundidades da Terra devido a que provavelmente tenha sido arrastado por uma rocha vulcânica conhecida como "kimberlita".

A análise do mesmo determinou que 1,5% de seu peso é água, o que equivale a uma quantidade significativa, confirmando assim as teorias a respeito da existência de grande quantidade de água no profundo da Terra. Os pesquisadores esclarecem que é possível que entre 410 e 660 quilômetros no interior terrestre tenha tanta água como se uníssemos todo o líquido dos oceanos do planeta.

A ringwoodita poderia ser o mineral mais abundante desta zona do manto -entre os mantos superior e inferior-, segundo afirmam os pesquisadores em seu estudo publicado na revista Nature.

Via | Science Daily.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Há alguns anos, li sobre esse estudo - de que o interior do planeta comporta uma quantidade de água superior à da superfície. Duas perguntas podem ser feitas:

1. A água do interior interage com a da superfície, no conhecido ciclo da água?
2. Existe vida nessas águas?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!