Alucinante “safira do mar” poderia ser o animal mais belo do mundo
- "A primeira vez que o vi pensei que estava alucinando", diz sem exagerar a bióloga marinha Rebecca Helm. Um glitch na Matrix... um animal que é uma espécie de folha globular de luz azul que desaparece como se tratasse de um organismo interdimensional. Rebecca o chama "safira do mar" e descrevem-no como o animal mais formoso que jamais alguém viu.
A espécie chama-se Sapphirina e é parte dos copépodes, um grupo de pequenos crustáceos conhecidos também como "arroz do mar", na base da cadeia alimentar. Os Sapphirina ou safiras do mar brilham em diferentes tons, de dourado a azul. Quando estão próximos a superfície do mar parecem como diamantes caindo do céu. Os japoneses chamam os de "tama-mizu" ou água de jóias.
O segredo de seu brilho está nas camadas microscópicas de placas de cristal dentro de suas células. No caso das safiras do mar azuis, estas camadas cristalinas estão separadas por uma distância de 0.0004 milímetros, uma distância similar ao comprimento de onda da luz azul. Quando a luz azul choca com as camadas de cristal, ela reflete, mas quando outras cores de luz chocam contra sua pele, são canceladas. Isto se combina com o corpo transparente da safira do mar para ter um animal que é radiante como uma estrela em um momento, e invisível no seguinte.
Apenas os machos brilham, possivelmente para atrair as fêmeas que têm olhos bem maiores, talvez para detectar um tipo particular de brilho que lhes dará uma prole superior. A outra possibilidade é que os machos utilizem este brilho para competir entre si.
Não há dúvida que a profundidade do mar, segue sendo a grande fronteira da exploração em nosso planeta, ainda com um numeroso catálogo de tesouros e mistérios.
A beleza e atração deste animal surge da combinação da luz, o brilho azul, com sua natureza espectral, uma jóia furtiva que nos parece alucinante por se encontrar em um ser vivo.
Via | Deep Sea News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Fui procurar o animal que eu tinha visto e me deparei com este site. Esta cheio deste animal minusculo nas praias de Santa catarina tenho filmagens, prais que encontrei muitos deles foi a de porto belo e da laranjeira, eu.nunca.tinha visto ele antes acredito que algum desequilibrio esta trazendo ele para as praias.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!