Nova liga super-elástica, permitirá avanços na medicina e arquitetura

LuisaoCS

Liga super elástica

Na imagem, um exemplo do que pode ser feito com a nova liga de ferro super-elástica desenvolvida por pesquisadores japoneses. Esta liga terá várias aplicações, tanto médicas como arquitetônicas. De fato poderá ser utilizada tanto em cirurgia como em edifícios para resistir terremotos.

Este material tem propriedades adicionais, como sua ductilidade e mudanças em sua magnetização, dadas também por sua elasticidade. Suporta um nível de tensão de aproximadamente o dobro que o do níquel-titânio e pode ser utilizada para fazer cânulas ou endopróteses vasculares, que são como tubos que situados nos vasos sanguíneos para evitar seu colapso. Poderia ser utilizado no coração e inclusive no cérebro, onde as ligas atuais de níquel-titânio são muito grossas para seus vasos sanguíneos.

Por outro lado, este material poderia ser uma boa solução para a construção de edifícios em zonas propensas a terremotos. O material suporta uma grande deformação, motivo pelo qual depois da desestabilização da estrutura do edifício, este voltaria mais facilmente a sua forma original.

Via | Reuters.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!