Cientistas criam uma pizza que é comestível durante 3 anos

LuisaoCS

Cientistas criam uma pizza que é comestível durante 3 anos

Cientistas do Centro Natick de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia do Exército dos Estados Unidos (NSRDEC por suas siglas em inglês), com sede em Massachussets, atenderam uma das petições mais habituais dos soldados alinhados em zonas de combate e criaram uma pizza que se mantém sempre fresca e pronta para ser consumida durante um período de 3 anos.

As reivindicações realizadas pelas tropas para que os menus incluam pizza têm sua origem nas rações empacotadas que recebem há anos. Têm sabor de "nada" com "coisa nenhuma", assinalam, mas pese a isso seu uso é habitual devido a que são facilmente transportáveis e não requerem frio para sua conservação.


Para chegar a uma pizza que fosse comestível durante tanto tempo, os cientistas acrescentaram aos ingredientes habituais outros chamados umectante como açúcar, sal e xarope que aderem aos líquidos que desprendem os molhos de tomate e os queijos e impedem que estes cheguem à massa.

Dessa forma modificaram a acidez da massa, dos molhos e dos queijos para que o oxigênio e as bactérias não consigam prosperar tão facilmente. Também acrescentaram limalha de ferro aos pacotes nos quais distribuem as pizzas para absorver o ar que possa ficar no interior das bolsas.

Mas, qual o gosto da pizza em questão? Ainda que poucos soldados tenham experimentado, Jill Bates, que dirige a equipe que criou a pizza, assinalou que o sabor é similar ao de uma pizza normal, conquanto a massa não é muito esponjosa e chega a ser um pouco crocante. Inconveniente nenhum se levarmos em conta de que estamos falando de uma pizza que se mantém em perfeitas condições a temperatura ambiente durante 3 anos.

Via | Phys.org.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!