A espécie humana continua evoluindo?

LuisaoCS

A espécie humana continua evoluindo?

Em 12 de fevereiro de 1809 nasceu Charles Darwin, o naturalista britânico que mudou por completo nossa visão da vida, baseada até então na criação divina. Há 200 anos não se sabia nada sobre a origem dos primeiros organismos vivos e de que forma tinham assentado as bases da exuberante riqueza biológica de nosso planeta.

Charles Darwin postulou que todas as espécies de seres vivos evoluíram com a passagem do tempo a partir de um antepassado comum mediante um processo denominado seleção natural. A seleção natural baseia-se em que determinados organismos apresentam variações hereditárias que lhes capacitam para viver mais e deixar maior descendência do que outros, de forma que a longo prazo, geração após geração, acontece um acúmulo de características favoráveis que melhora a adaptação da espécie a seu meio.

Existe certa controvérsia na comunidade científica a respeito de se o ser humano continua evoluindo, e portanto, experimentando mudanças em seu genoma que o tornem irreconhecível em matéria de séculos. Alguns pesquisadores mostram-se convencidos de que a seleção natural deixou de afetar a humanidade graças aos avanços tecnológicos, que permitem, por exemplo, a manipulação genética. No entanto, a maioria sugere que o homem segue em constante evolução e que as seleções natural e sexual se mantêm ainda vigentes em nossa espécie, já que não atingimos em absoluto o grau máximo de adaptação ao meio, cada vez mais mutável devido, precisamente, a dito desenvolvimento tecnológico.


A espécie humana continua evoluindo?

Estas são algumas das mudanças experimentadas pelo ser humano durante os últimos milhares de anos e que demonstrariam que ainda estamos sujeitos à evolução:

  • Menos inteligentes: Segundo um estudo da Universidade de Umea (Suécia), o ser humano viu a redução de seu quociente intelectual nas últimas décadas devido a que as pessoas mais inteligentes optam por ter menos filhos, enquanto as pessoas com genes menos favoráveis aumentam sua descendência.

  • Cérebros menores: As últimas medições revelam que o volume médio do cérebro do ser humano diminuiu em 10% nos últimos 30.000 anos, isto é, o equivalente a uma bolinha de tênis. Segundo os especialistas, esta redução do cérebro tem sua explicação porque desenvolvemos formas de inteligência mais sofisticadas e dependemos em menor medida da matéria cinza que controla nosso corpo para sobreviver.

  • Melhores músicos: Segundo diversos estudos, a habilidade musical é um índice de boa capacidade de aprendizagem ou de motricidade fina, o que explicaria o maior sucesso reprodutivo de quem a pratica. Por outro lado, o homem desenvolveu uma predisposição inata para a dança desde seu nascimento, também considerado um indicador de habilidades sociais e capacidade de comunicação.

  • Monogâmicos: Um estudo da Universidade de British Columbia (Canadá), afirmava que as comunidades que permitem aos homens ter várias esposas desenvolvem uma maior taxa de violência, pobreza e desigualdades de gênero, enquanto a monogamia reduz a competitividade masculina, diminuindo assim os problemas sociais associados e assegurando uma maior longevidade.

  • Melhores cozinheiros: A carne cozida proporciona mais energia que a carne crua, segundo demonstrou uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA). Esta descoberta sugere que os seres humanos estão biologicamente adaptados para aproveitar os benefícios dos alimentos cozidos.

  • Mentirosos: Alguns pesquisadores sugerem que saber mentir supõe uma vantagem evolutiva, já que os conflitos de interesses provocam com que na natureza os indivíduos que suprimem ou tergiversam a informação sejam favorecidos.

  • Mais leitores: Segundo uma pesquisa realizada pelos pesquisadores estadunidenses Jonathan Gottschall e Joseph Carroll, a literatura favorece comportamentos sociais que cumprem uma função adaptativa e nos incita a combater impulsos básicos e trabalhar de forma cooperativa.

Pese que na atualidade ainda tenhamos um coletivo de tontos perguntando "Por que não tem macaco virando gente hoje em dia?", como se fosse um argumento "inteligente" contra o evolucionismo, basta olhar às coisas a seu lado para saber que o universo inteiro permanece em constante mutação.

Via | Muy Interesante.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Evolução ocorre para tudo e todos, nada fica estacionado. O ser humano, desde o tempo das cavernas vem evoluindo, melhorando seu aparelho orgânico e mental, é notória a diferença de um homem que viveu há 100 mil anos para com um homem dos tempos atuais, em todos os sentidos. No tempo das cavernas, o cérebro era praticamente inutilizável, viviam apenas para caçar, comer, procriar e dormir. Com a evolução, a genética do ser humano será aperfeiçoada, eu creio veemente que dentro de alguns milênios o ser humano será totalmente diferente da cabeça aos pés: terão poderes de telepatia, serão imunes contra todas doenças, terão um cérebro muito maior, menos pêlos e músculos (porque testosterona e estrogênio serão cada vez menos importantes), terão menos necessidades de sono e alimentação, e DNA sofrerá mudanças tão profundas que alterará toda a forma de pensar do ser humano. Inclusive, para corroborar minha afirmação, alguns geneticistas descobriram recentemente, que algumas crianças nascidas dos anos 90 pra cá, já apresentam mudanças em seu DNA e na genética, demonstrando que o ser humano começa a experimentar alterações em seu biotipo. Competição sexual, testosterona, seleção sexual, etc, serão termos do passado, pois a natureza fará com que todos os seres humanos se pareçam, a tecnologia já os tirou do mundo primitivo e os afastou das ameaças. Se não estiver exagerando, digo que o futuro do nosso corpo físico será exatamente o mesmo das civilizações alienígenas!

Com tanta medicina a seleção natural é quase zero para a humanidade. O único jeito que eu vejo da gente ainda estar evoluindo é por seleção sexual: os mais bonitos tem mais filhos. Isso provavelmente vai funcionar para sempre.

O mais absurdo sobre este argumento do macaco é que quem diz acha mesmo que está dizendo algo inteligente. Por outro lado, quando aprenderem 'que o homem nâo veio de nenhum macaco' e sim que ambos, 'macacos e humanos tem um ancestral comum', fiquem com vergonha e deixem de falar tanta merda.

General failure talvez devesse aprender um pouco de evolução divergente e depois de especiação. fikdik

Eu não acredito que os seres que existem hoje já foram outras espécies no passado, e nem por isso deixo de acreditar que as coisas evoluem.

Esta do macaco me foi perguntada por uma professora de português quando eu disse acreditar na teoria da evolução... Ainda tem muita gente assim por aí.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!