James Dyson propõe pagar aos jovens para que estudem engenharia
O
genial inventor de complexos e surpreendentes ventiladores e aspiradoras, James Dyson, comentou em uma coluna no Financial Times que opina que o Reino Unido deveria oferecer aos estudantes incentivos monetários para estudar engenharia e carreiras científicas.
Dyson assinalou que sua empresa não conseguiu encontrar os 120 engenheiros que buscava para seus escritórios gerais no Reino Unido em 2013, e que a falta de profissionais "nos freia, e freia as exportações".
O inventor britânico indicou que espera agregar 3.000 postos de trabalho a mais em engenharia em seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Wiltshire, mas que estes planos estão sendo limitados pela falta de pessoas treinadas. Dyson sugere que sua empresa não é a única com problemas para encontrar pessoal qualificado.
- "A solução está nas raízes: na educação. Não deveríamos ter medo de oferecer incentivos para impulsionar os estudantes mais brilhantes a áreas vitais para o interesse nacional", escreveu.
- "Deixemos que aprendam as habilidades que precisamos para construir as plantas de energia do futuro britânico, os trens de alta velocidade e as tecnologias exportáveis. Recuperaremos o custo rapidamente", assegura Dyson.
Por outro lado, o inventor também argumenta que é necessário deixar de expulsar os estudantes estrangeiros de ciências uma vez que se formam.
- "Devemos manter os estudantes estrangeiros de engenharia aqui mesmo. (...) Tomamos seu dinheiro e damos-lhes nosso conhecimento. Mas depois que se formam despachamos esse pessoal altamente qualificado quando muitos, se tivessem a chance, permaneceriam aqui. Nossos especialista estão treinando a concorrência", diz.
Dyson diz que o Reino Unido deveria seguir práticas como as do Canadá, que incentiva a que os estudantes obtenham depois residência permanente no país.
Via | IBTimes.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!