The Pirate Bay lançará navegador baseado em P2P para evadir censura

LuisaoCS

The Pirate Bay lançará navegador baseado em P2P para evadir censura

O site The Pirate Bay anunciou que prepara um novo navegador web para evitar as tentativas de provedores de Internet, especialmente na Europa, de bloquear o acesso a diversos sites de download de conteúdo, incluindo o seu. O navegador será baseado no protocolo P2P (peer-to-peer), e já que os dados compartilhados virão de outros usuários, não existirá uma direção IP central que possa ser bloqueada pelos provedores da Internet.

- "A meta", segundo um insider do lugar, - "será criar um cliente para navegar que possa evadir a censura, incluindo bloqueio de domínio, confiscação de domínio e bloqueio de IP. Isto será conseguido ao compartilhar todos os dados indexados do site como pacotes que podem ser baixados via P2P, que depois serão navegáveis e armazenados localmente".


O software será liberado como um navegador autônomo ou como plugin para os navegadores mais utilizados -Firefox da Mozilla e Chrome da Google-, e sua primeira versão será lançada em algum momento de 2014. O Pirate Bay está buscando programadores para ajudar com o projeto.

O site de downloads ganhou notoriedade durante a década passada devido ao volume de tráfego e às demandas da indústria musical e cinematográfica por violação aos direitos de propriedade. Um primeiro PirateBrowser foi lançado em agosto do 2013 para evadir os bloqueios que desde abril impediram que os usuários entrassem no site; dito navegador foi baixado 2,5 milhões de vezes desde seu lançamento.

A notícia foi publicada ao mesmo tempo que uma corte estendeu mais três semanas a prisão preventiva do fundador do Pirate Bay, o sueco Gottfrid Svartholm Warg.

A ideia é ótima, mas há que lembrar que uma rede baseada em P2P depende do aspecto colaborativo de cada um de seus participantes, pois é muito comum "neguinho" querer baixar de tudo e não colocar nenhum arquivo em sua área de compartilhamento, principalmente os brasileiros que são ratos nesta prática rasteira e odiável.

Via | Telegraph.


 

Comentários

A imagem foi reduzida para caber no leiaute, de salvá-la para seu computador verá que tem resolução bem maior.

Abraços fraternos!

bela imagem ilustrativa. tem em tamanho maior?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!