Os cães se alinham com o campo magnético da Terra para fazer suas necessidades

LuisaoCS

Os cães se alinham com o campo magnético da Terra para fazer suas necessidades

Se tem um cão, talvez já dever ter observado que às vezes eles dão algumas voltas antes de defecar. Essas voltas não são arbitrárias: uma equipe de cientistas alemães e tchecos descobriu que os cães se alinham com o campo magnético da Terra quando fazem suas necessidades.

Os pesquisadores observaram 70 cães de 37 raças durante 1.893 defecações e 5.582 urinadas durante dois anos para chegar à conclusão de que os cães preferem excretar com o corpo alinhado no eixo norte-sul sob condições calmas do campo magnético. Conquanto a conclusão seja interessante, eles não ainda não sabem por que os cães se comportam assim:


- "É ainda enigmático por que os cães se alinham, se fazem 'conscientemente' -se o campo magnético é sentido sensorialmente ou 'vêem', 'escutam' ou 'cheiram' a direção ou percebem como um estímulo háptico- ou se a recepção é controlada no nível vegetativo -se sentem melhor/mais cômodos ou pior/menos cômodos em determinada direção-. Nossa análise dos dados brutos indicam não só que os cães preferem a direção N-S, senão que ao mesmo tempo evitam a direção L-O".

Este comportamento foi observado durante condições estáveis do campo magnético, não ocorrendo assim quando as condições do mesmo eram instáveis (ante uma tempestade solar, por exemplo).

Pássaros, tartarugas e peixes usam o campo magnético da Terra como guia quando migram, e também sabemos que o gado e os cervos preferem comer no eixo norte-sul, seguindo o norte magnético (não geográfico). Não obstante, esta é a primeira vez que este sentido foi comprovado em cães.

A consciência magnética só foi observada em cães sem coleira em campo aberto, motivo pelo qual pode acontecer de sair para passear com seu cão com uma guia e o bicho não se alinhe perfeitamente, pois o dono é mais importante para o cão que o campo magnético.

Via | Motherboard.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!