Adeus Auto-tune, um medicamento ajuda a adquirir o ouvido absoluto
O ouvido absoluto é a capacidade de identificar com precisão qualquer nota musical por seu nome sem nenhuma referência. É um talento de uma em cada 10.000 pessoas, e só pode ser aprendido em um período crítico antes dos 7 anos. Agora, cientistas descobriram que um medicamento psiquiátrico comum pode reiniciar esta capacidade de aprendizagem nos adultos, inclusive se nunca tiveram formação musical.
Pesquisadores anteriores descobriram que o medicamento contra a epilepsia "valproato", também conhecido como ácido valpróico, permitiu a ratos adultos aprender hábitos que são pelo geral impossíveis de desenvolver após a juventude. O professor de Harvard Takao Hensch e sua equipe forneceram o medicamento a um grupo de homens adultos sem formação musical, e depois pediram que fizessem uma série de exercícios de treinamento do ouvido durante duas semanas.
Os que tomaram o medicamento mostraram uma melhora de tom que foi significativamente maior aos que tomaram um placebo. Em outras palavras: encontraram a prova de que o fármaco restaura a plasticidade do cérebro que normalmente se perde após a infância.
Os envolvimentos para a aprendizagem são enormes. Em uma entrevista com a NPR, o Dr. Hensch assinalou as possíveis aplicações para além da música:
- "Há uma série de exemplos de desenvolvimento durante o período crítico. A linguagem é um dos mais óbvios. A ideia era encontrar uma maneira de reabrir a plasticidade e, em combinação com a formação adequada, permitir ao cérebro adulto converter-se em jovem de novo".
Pese ao achado, na mesma entrevista o Dr. Hensch adverte que estes experimentos devem ser realizados com muito cuidado:
- "Se demos forma a nossa identidade através do desenvolvimento, através de um período crítico, e temos igualado nosso cérebro para o meio ambiente em que nos criamos, corremos o risco de apagar a aquisição da linguagem, a cultura, a identidade ao reabrir o período crítico".
Quem sabe, talvez em algum dia, com a ajuda de um medicamento, todos teremos o tom perfeito de Farinelli.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!