Iron Maiden usa os downloads BitTorrent para saber em que país fazer shows

LuisaoCS

Iron Maiden usa os downloads BitTorrent para saber em que país fazer shows

Esta é sem dúvida uma forma de reconhecer de uma vez por todas algo que a indústria musical se negou a ver por décadas. A "pirataria" pode ajudar os artistas. É o caso do famoso grupo Iron Maiden, que encontrou uma grande forma de usar a "pirataria" de seus discos e canções a seu favor.

O consumo de música via internet, sobretudo as descargas ilegais, perpetuou a má fama dos fãs que baixam canções e discos de suas bandas favoritas para escutá-las. O que sempre as fonográficas tentaram vender é que este consumo tornava os artista mais frágeis já que estava sendo diretamente "roubando". Na maioria dos casos, as fonográficas oferecem contratos muito estritos a estes artistas já que são elas que controlam a principal distribuição da música em lojas.


Mas se olharmos simples números e dados, o que os downloads nos dizem, sobretudo mediante BitTorrent, é que há muitos fãs de um grupo disposto escutá-lo. O grupo Iron Maiden aproveitou-se dos downloads "ilegais" conseguindo fazer milhões em turnês.

Tratando as descargas do BitTorrent como dados de interesse, Iron Maiden descobriu que em uma região tão importante como a América do Sul o nível de downloads era bastante alto, sobretudo em países como Brasil, Venezuela, México, Colômbia e Chile. O grupo centrou-se em criar turnês para toda a região, inclusive gravando seus shows para editar um documentário.

Este é um grande exemplo do que as descargas em redes como BitTorrent em realidade são, interesse. Durante anos a falta de opções relativamente baratas ou com um preço aceitável para a maioria provocaram o download indiscriminado de séries, filmes e música. Hoje em dia, graças ao Netflix ou Spotify (que iniciou testes semana passada no Brasil), os downloads já não são tão necessárias.

Via | CITE World.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!