Se pisamos em um prego enferrujado vamos contrair tétano?
Um dos medos que nossos pais se encarregam de integrar apaixonadamente em nossa infância, junto o de não tomar banho após comer sob pena de sofrer uma congestão, é que se pisarmos em um prego enferrujado, então provavelmente contrairemos o tétano. Na verdade, nunca sabíamos exatamente o que era o tétano. A única coisa que estávamos seguros é que contrair o tétano significava morrer em poucos dias, a não ser que um fosse célere ao médico para tomar o soro ou/e a vacina.
Mas que há de verdadeiro nesta ideia tão difundida? Realmente um ferro oxidado pode levar-nos a contrair o tétano? Que tem o óxido de tão especial? Ou talvez tudo isto não seja mais que um mito totalmente injustificado? A resposta: não é exatamente um mito, mas sim que é uma pista falsa e é uma ideia perigosa porque as coisas não funcionam exatamente assim.
O termo "tétano" soa-nos a tétrico, a mortal, à morte com foice (enferrujada), mas em realidade deriva do grego e significa "tirante, tenso", porque a infecção conduz a uma série de contrações musculares por todo o corpo (primeiro a mandíbula, por isso em inglês a doença é conhecida como "lockjaw" ou mandíbula travada).
No entanto, as feridas causadas por pregos enferrujados não originam necessariamente o tétano. Porque não importa se o prego está oxidado ou não. Nem sequer importa que seja um prego. O que pode causar o tétano é qualquer objeto pungente. E só nos contagiará se o objeto conter Clostridium tetani, um bacilo que sobrevive ao ar livre em forma de diminutos esporos. Tal e qual explica Ken Jennings em seu livro "Because I Said So!":
Estes esporos são encontrados por todas partes, pelo que qualquer tipo de ferida, desde um arranhão profundo ou uma mordedura ou picada de animal, podem, potencialmente, transmitir o tétano. Não há nada mágico no prego enferrujado, salvo que os pregos oxidados costumam estar sujos, e a sujeira pode estar cheia de esporos de tétano. Exagerar a importância dos pregos enferrujados pode ser contraproducente, porque dá aos pais uma falsa sensação de segurança se vêem que seus filhos brincam com algo que não está oxidado, mas que de todas as formas pode estar contaminado com Clostridium tetani.
Na atualidade o tétanos é algo infrequente nos países do primeiro mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, acontecem menos de 100 casos ao ano, geralmente em pessoas que não se vacinaram. Inclusive mesmo nesse caso, só 10% resulta fatal.
Existem dados antigos desde o século V a. C. nos quais descrevem esta doença. Hipócrates foi o primeiro que descreveu os sintomas do tétano em um marinheiro. A toxina do tétanos foi descoberta por Knud Faber em 1899, condição prévia para o sucesso do desenvolvimento da vacina. A imunização passiva contra o tétano foi realizada em massa pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial.
De qualquer forma é bom se proteger contra a doença e há 3 regrinhas básicas do que fazer se por acaso sofrer algum ferimento de um objeto pungente, independente se for prego enferrujado ou não. São elas:
- Se você não lembra se tomou as 3 doses e nem há quanto tempo: deverá tomar o soro e a vacina;
- Se tomou as 3 doses e a última foi a menos de cinco anos: não precisa tomar o soro e nem a vacina;
- Se tomou as 3 doses e a última foi entre cinco e dez anos: não precisa tomar o soro, mas sim a vacina;
Ou seja, para estar livre da doença é bom saber o histórico de vacinação e vacinar a cada 5 anos. Foi o que fiz semana passada depois de pisar em um prego. :-)
Notícias relacionadas:
Comentários
uma vez pisei em um prego enferrujado, mas lavei bem o ferimento e não tive tétano.
Olá,minha avó tropeçou em um prego que estava no sofá e feriu o pé dela,e faz mais de 10 anos que ela tomou a vacina e faz 3 dias que ela furou o pé dela,até quantos dias ela pode tomar a vacina anti tetânica sem correr muito risco de pegar o tétano?
Oi, enfiei um anzol de pesca no dedo hoje, mas não foi muito fundo, consegui tirar ele e não sangrou por fora, tem risco de me dar tétano, preciso ir ao hospital?
O prego enferrujado furou muito o meu pé já sou vacinada e no dia fui no posto eles me deram o reforço não fui ao médico. Preciso de ir?
Oi pode me ajudar por favor .
Minha filha tava brincando no parquinho e a ponta da cabeça do prego tava para fora , mais era a cabeça nao a ponta
Aí ela bateu de raspão fez uma feridinha é perigoso?
Eu lavei assim que aconteceu com agua e sabão e lavei depois com soro fisiológico
Ela tem 4 anos e tem todas as vascina en dia
Pisei em um prego semana passada, e ja tomei a vacina posso ficar despreocupada
Furei com prego meu pé fui ao posto tomei a vacina. Meu pé amanheceu enviado e doendo a junta dos dedos a médica do posto da engenhoca Rio de Janeiro Niterói falou que não precisa var voltar mais só colocar água oxigenada. Tomar remédio pra dor e o certo Roberto
Oi, ontem pisei em um prego enferrujado. Mas logo em seguida fui ao posto tomar a vacina, que era pra mim tomar no ano passado (tenho 15 anos, pois vou fazer 16 esse ano e devo tomar a vacina de dez em dez anos) dai eu ja posso estar seguro de que nao corro risco ou ainda siim devo ficar preocupado?
Eu mim furei com arame farpado e enferrujado tem algum risco ???
MEu filho não tomou a vacina é ontem pisou em um prego enferrujado, fomos ao posto de saúde e eles não tem a vacina nem o soro. A vacina vai ter em 3 dias podemos esperar.e ele tomar a vacina , ou devemos fazer outra coisa.
Obrigado pelo esclarecimento,pisei num prego enferrujado hj e estou indo ao pronto socorro, tomar vacina,pois faz mais de dez anos que tomei a vacina.
(preciso de ajuda porfavor )
faltam 3 meses para completar 10 anos desde a última vez que me vacinei contra o tétano.
o posto de saúde da minha cidade se negou a me dar a vacina com 3 meses de antecedência alegando que ainda estou imune.
isto está certo? me arranhei há poucos dias,posso estar correndo risco de infecção?
obrigado desde já.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!