De onde saiu a primeira semente?
Em primeiro lugar, há que advertir que nem todas as plantas que nos rodeiam crescem a partir de sementes. As samambaias e os musgos nascem a partir de esporos. As algas, que também são plantas, mas vivem na água não produzem nem sementes nem esporos.
Há aproximadamente 350 milhões de anos, os bosques cobertos de musgo deram passagem a bosques de samambaias parecidas a árvores. As nadadeiras de alguns peixes evoluíram para transformar-se em patas para andar sobre a terra firme. E os esporos de algumas samambaias evoluíram, também, para desenvolver uma espécie de armazém interno de nutrientes de amido e uma coberta impermeável. Nasciam as primeiras sementes.
Que vantagem evolutiva apresentavam as sementes? Em condições adversas, a camada impermeável permitia que sobrevivessem em lugares secos e inóspitos, onde os esporos não tinham possibilidade de sobrevivência.
Por exemplo, a água do mar é um lugar muito inóspito para uma planta, no entanto as sementes podem ser transportadas pelo mar até ilhas longínquas, onde finalmente se arraigam. É algo Charles Darwin descobriu quando escrevia seu livro "A origem das espécies" e fazia experimentos em sua casa de Kent, Inglaterra, sobre o tempo que era capaz de sobreviver uma semente em água marinha.
Tal e qual explica a bióloga Karen James no livro editado por Gemma Elwin Harris, "Big Questions from Little People & Simple Answers from Great Minds":
"As camadas impermeáveis das sementes ajudam-nas a sobreviver não só em lugares secos e no oceano, senão também durante muito tempo. Em 2005, uma equipe científica de Israel conseguiu fazer com que uma semente de mais de dois mil anos de antiguidade germinasse. As vantagens oferecidas pelas sementes permitiram que as primeiras plantas de sementes tivessem sucesso há tantos milhões de anos. Portanto, a próxima vez que passear por um prado, colocar uma camiseta de algodão ou fazer um lanche a base de cereais, lembre dos antepassados dessas plantas e de como evoluíram até se converter nas centenas de milhares de plantas belíssimas (e úteis) com as quais compartilhamos a Terra na atualidade, graças ao seu armazenamento de energia e sua impermeabilidade."
As primeiras plantas com sementes foram coníferas (pinhos, pinheiros, sequóias, cedros, ciprestes, araucárias, etc.) que apareceram iniciando uma nova grande civilização vegetal.
Mais tarde, as coníferas retrocederam por efeito da pressão evolutiva da última grande civilização vegetal constituída pelas plantas com flores, que produzem frutos. Estas se expandiram há cem milhões de anos e não pararam mais de aumentar estabelecendo novas relações, em benefício mútuo, entre os animais e as plantas.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!