Faz bem ou mal para a saúde comer caca do nariz?

LuisaoCS

Faz bem ou mal para a saúde comer caca do nariz?

Entre as crianças é freqüente encontrar mucófagos. Não são criaturas maléficas que chupam a energia espiritual dos pais (ou nem de todo), senão pessoas que ingerem muco nasal. Também há alguns mucófagos entre os motoristas de carros, sobretudo após uma longa espera em frente ao semáforo em vermelho e um trabalho consciencioso de sondagem nasal.

Contudo, cavucar o nariz não está associado necessariamente com comer os mucos. Segundo um estudo realizado entre os cidadãos do estado de Winconsin, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of Clinical Psychiatry de 1995, 91% dos entrevistados admitiu que se futucava o nariz habitualmente, mas só 8% confessou ingerir o que tirava dele. Enquanto 22% dos interrogados repetia a atividade de duas a cinco vezes ao dia, 1% futucava a napa compulsivamente, o que medicamente se conhece como rinotilexomania.


A pesquisa anterior é corroborada por outro estudo de 2001, que recebeu o IgNobel, realizado por Chittaranjan Andrade e B. S. Srihari entre alunos do segundo grau de Bangalore, na Índia. Mas é bom ou ruim para a saúde ingerir mucos?

O especialista em pneumologia Friedrich Bischinger sugere que inclusive pode ser benéfico fazê-lo, tal e qual explica Ken Jennings em seu livro "Because I Said So!":

Ele recomenda a seus pacientes futucar o nariz, com base em que o dedo 'chega a lugares inacessíveis ao lenço e o nariz fica bem mais limpo'. E daí há de comer a prova do delito? Pois melhor ainda! Para o sistema imunológico, o nariz é um filtro que recolhe grande quantidade de bactérias, e quando essa mistura chega aos intestinos, atua como se fosse um medicamento. A medicina moderna tenta constantemente conseguir o mesmo através de métodos bem mais complexos. A gente que futuca o nariz e come os mucos recebe uma dose natural de seu sistema imunológico "de grátis".

Apesar de todas estas afirmações, a verdade verdadeira é que não existe uma explicação baseada em dados científicos relevantes sobre os supostos benefícios da mucofagia nos seres humanos. Segundo alguns otorrinolaringologistas, esta conduta não está completamente explicada e é considerada uma conduta aprendida que é resultado da má educação das crianças e dos adultos.

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a mucofagia é um transtorno condutual ou de comportamento que não chega a ser considerado uma patologia, ficando fora dos transtornos de alimentação e dos tipos de Transtornos Obessivo-Compulsivos.

Em qualquer caso, comer os mucos não reveste nenhum problema para a saúde. O muco é composto em um 95% por água, 3% de elementos orgânicos e 2% de minerais. Como elementos orgânicos, o muco está formado por numerosas proteínas, em particular mucina, albumina, enzimas e aminoácidos. A albumina é a principal proteína plasmática encontrada no muco.

A cada 20 minutos, o nariz segrega um líquido pegajoso que o mantém úmido e limpo. Os cílios, uma espécie de escovinhas microscópicas, movem o muco a uma velocidade média de 6 milímetros por minuto. Os mucos verdes ou amarelos podem ser um indício de infecção bacteriana.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

ISO pode fazer mal a saude

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!