Argentinos querem usar peidos de vaca como fonte de energia
Uma vaca emite aproximadamente 300 litros de metano por dia, que podem ser utilizados para pôr em funcionamento uma geladeira de 100 litros de capacidade a uma temperatura entre dois e seis graus durante todo um dia, asseguram pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta), que conseguiram coletar, apurar e comprimir os gases que emitem os bovinos para utilizá-los como fonte energética alternativa. Até um carro poderia funcionar com este biocombustível.
Para a captura do gás, os técnicos do Inta utilizaram um sistema de tubos conectados diretamente com o interior do rúmen -uma cavidade do estômago que contém metano- para encher uma bolsa de plástico que, como uma mochila, fica localizada no lombo do animal.
Segundo indicou o coordenador do projeto, a quantidade de gases coletados varia segundo o alimento ingerido e o tamanho do exemplar. Uma vaca adulta, por exemplo, emite cerca de 1.200 litros por dia, dos quais entre 250 e 300 são metano. Como o animal gera diferentes gases, a iniciativa propõe o uso de um composto industrial como a monoetanolamina em 25% para extrair o dióxido de carbono e o ácido sulfídrico e apurá-los até obter uma concentração de aproximadamente de 95% de metano.
Além de fornecer uma resposta à falta ou escassez de fontes energéticas sustentáveis, esta iniciativa busca diminuir a quantidade de gases de efeito estufa liberados no ambiente. Não em vão, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as emissões associadas às correntes produtivas da pecuária representam 14,5% de todas as emissões de origem humana e, entre as principais fontes, se encontram as produzidas durante a digestão das vacas (39%) e a decomposição do esterco (10%). A este respeito, um dos responsáveis pelo projeto declarou que buscam "aproveitar a fermentação anaeróbica que acontece no interior do ruminante para obter energia renovável e implementar um mecanismo de redução desses gases".
Via | El Universal.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!