Quando um videogame revolucionário cabia em um par de disquetes

LuisaoCS

Quando um videogame revolucionário cabia em um par de disquetes

As melhorias na área gráfica, na inteligência artificial dos inimigos e nos detalhes mais ricos dos cenários, bem como o grande tamanho de alguns mapas, propiciaram que com o passar dos anos o tamanho dos videogames tenha multiplicado, até o ponto de que consideremos, quando menos, relativamente normal, que a instalação do aclamado GTA V ocupe 18 GB.

Basta dar uma olhada lá atrás e retroceder alguns anos no tempo para ver as enormes diferenças com respeito aos games de ontem. Situemos-nos por exemplo no final de 1993, há 2 décadas. Em dezembro desse ano lançaram um videogame absolutamente revolucionário que marcou uma época e mudou para sempre a indústria em seu conjunto: Doom.


Desenvolvido por um jovem de 23 anos praticamente desconhecido chamado John Carmack, supôs um antes e um depois para os FPS e popularizou de vez o gênero entre o grande público em um momento no qual os grandes títulos eram majoritariamente de luta ou plataformas.

Há que se lembrar também do precursor Wolfenstein 3D, lançado um ano antes e que catapultou o gênero FPS. Mas a espetaculosidade gráfica de Doom era tanta, que foi aplaudida sem descanso e seu sucesso foi a semente que permitiu o aparecimento de videogames como Duke Nukem 3D, Quake, Unreal, GoldenEye 007, Half-Life ou Halo.

Mas apesar de estar à vanguarda gráfica da época, e tal e qual podemos ver na fotografia que encabeça este artigo, cabia em apenas 2 disquetes (o Wolf3d cabia em um e ainda sobrava espaço). Ocupava, portanto, um máximo de 2,88 MB. Fazendo cálculos rápidos vemos como o GTA V, o videogame da moda atualmente, ocupa 6.400 vezes mais espaço que o Doom. Alucinante, não é mesmo?

Se você ainda não o conhece, abaixo é possível jogar uma versão web do Doom. Pressione Esc para sair do modo Demo e escolha New Game, o episódio e o modo com Enter ou barra de espaço. Para jogar: setas do teclado controlam o personagem, setas mais Shift = corre, teclas Q e E esquiva para o lado, Ctrl = ação, barra de espaço atira e teclas de 1 a 9 alternam entre as armas.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!