Descobrem um asteróide de 400 metros que pode colidir com a Terra em 2032

LuisaoCS

Descobrem um asteróide de 400 metros que pode colidir com a Terra em 2032

Os astrônomos descobriram um asteróide de uns 400 metros que pode colidir com a Terra em 2032, segundo o Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional. O asteróide, denominado 2013 TV135, foi achado pelos especialistas do Observatório Astrofísico da Crimeia segundo o Centro citado pela agência russa RIA Novosti.

Logo a descoberta foi confirmada pelos observatórios da Rússia e também pelo astrônomos da Itália, Reino Unido e Espanha.

O corpo celeste, de 410 metros, foi qualificado pelos astrônomos como asteróide potencialmente perigoso, já que sua distância mínima de intersecção orbital com a terrestre é de 0,012 UA (unidades astronômicas), ou seja, menor que 0,05 UA requeridas para esta qualificação.

Segundo as avaliações preliminares dos cientistas, existe a probabilidade de que em 26 de agosto de 2032 o corpo celeste colida com a Terra, ainda que a possibilidade de impacto é de uma em 63.000.

A energia que o 2013 TV135 liberaria, se atingir a Terra, pode ser equivalente a mil megatons de TNT. Só para se ter uma ideia, a estimativa do impacto que criou a Cratera de Barringer ou o que causou o Evento de Tunguska estão no intervalo de 3–10 megatons.

Um hipotético impacto do 2013 TV135 com áreas densamente povoadas levaria a dezenas de milhões de fatalidades. Um impacto a milhares de km da costa, não obstante, também não seria boa coisa produzindo um tsunami devastador.

Via | Russian Today.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Que não caia no Oceano Atlântico!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!