Por que nossa voz soa diferente da gravação?

LuisaoCS

Por que nossa voz soa diferente da gravação?

Ao ouvir nossa voz gravada não só nos parece que soa diferente, é que de fato soa diferente como ouvimos a nós mesmos. Tanto que em muitos casos nem gostamos como soa, nem a reconhecemos como nossa voz. Acontece que ao falar as vibrações das cordas vocais ressoam na garganta e na boca e propagam-se parcialmente através do pescoço e da cabeça. O ouvido interno responde também a estas vibrações, motivo pelo qual a voz é ouvida também desde dentro junto com o som que sai da boca, viaja através do ar e atinge o ouvido na parte externa.

Esta combinação de vibrações que chegam ao ouvido por dentro e por fora dão à voz da gante uma forma diferente que quando a voz chega só pela parte externa [caso de uma gravação]. Em concreto o som que chega pela parte interna aumentam as frequências mais planas, as de menor freqüência, dando à voz própria um som mais pleno e grave que não apreciamos quando escutamos uma gravação. Uma forma, mais ou menos, de igualar a gravação com a voz natural que ouvimos é editar o arquivo de audio com um pouco mais de brilho e de grave.

Isso explica também o porquê alguns locutores têm a mania de colocar a mão sobre um dos ouvidos quando falam: como não reconhece como genuína so som que sai nos altofalantes de retorno, usam do expediente de cobrir um ouvido para ouvir melhor o som interno da própria voz.

Via | Mental Floss.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!