Sabe qual é a ave que passa mais tempo sem pisar a terra?

LuisaoCS

Sabe qual é a ave que passa mais tempo sem pisar a terra?

É o andorinhão-preto (Apus apus), um pássaro especialmente adaptada para o voo, com asas falciformes, que pode permanecer no ar até 3 anos, sem necessidade de fazer nenhuma parada técnica.

Suas garras diminutas tem presa extraordinariamente forte que permitem a estas aves pendurar-se em penhascos, paredes verticais e lugares elevados de onde possam prosseguir o vôo, apenas se soltando no vazio, por causa da especial morfologia de suas asas e de suas débeis patas pelo pouco uso.

O andorinhão-preto dificilmente pousa no solo, a não ser por acidente, pois quando isso acontece são incapazes de alçar vôo. Se você encontrar um indivíduo caído, pode ajudá-lo vôo soltando o bichinho de um lugar elevado. A etimologia de Apus apus vem do antigo Grego onde "apus" significa "sem pés".

Eles fazem quase tudo voando: alimentam-se no ar de insetos (especialmente moscas), acasalam-se algumas vezes no ar, e de noite elevam-se até os 2.000 m de altura e ali dormem, voando. Durante seu sono o adejo reduz-se dos habituais 10 movimentos por segundo para 7.

O andorinhão-preto só aterrissa mesmo nos penhascos para pôr seus ovos, para dar um descanso a suas asas (afinal ninguém é de ferro), ou simplesmente quando está aborrecido.

Devido a seus estranhos hábitos aéreos pouco se conhece sobre a vida destas aves.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!