Segundo cientistas japoneses será possível criar esperma feminino e óvulos masculinos

LuisaoCS

 Segundo cientistas japoneses será possível criar esperma feminino e óvulos masculinos

Um estudo realizado no Japão sugere que os cientistas poderiam criar células reprodutivas masculinas e femininas do gênero oposto, isto é, "esperma feminino" e "óvulos masculinos". O cientista Katsuhiko Hayashi, da Universidade de Kioto, no Japão, publicou uma pesquisa com os resultados da utilização de células da pele de ratos para criar células germinais primordiais (PGC). Estas células constituem o precursor comum das células sexuais masculinas e femininas.

Ainda que as técnicas utilizadas encontram-se ainda em fase inicial, as possibilidades da medicina reprodutiva são, segundo os especialistas, surpreendentes. De acordo a pesquisa do cientista japonês e sua equipe, não só será possível conseguir que as mulheres inférteis tenham filhos mediante a criação de óvulos a partir de células da pele, senão que também seria possível criar esperma e óvulos tanto de homens quanto de mulheres.


- "O processo", explica o cientista japonês, - "começa com a extração de células tronco pluripotentes de embriões em etapa precoce e células somáticas -células que conformam o crescimento dos tecidos e órgãos de um ser vivo pluricelular-, convertendo-as depois em células sexuais com 'moléculas de sinalização'".

Estas células germinais foram transplantadas nos ovários e nos testículos de ratos vivos para que se desenvolvessem. Uma vez que estas células estavam maduras foram extraídas e utilizadas para fertilização entre si in vitro.

A pesquisa inicial foi realizada em outubro de 2012. Desde então, os cientistas de todo mundo vem descobrindo o verdadeiro potencial da descoberta, e a equipe envolvida na mesma está explorando na atualidade como seu experimento pode ser aplicado em humanos.

Via | SciAm.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!