Inversão dos pólos magnéticos do Sol deve acontecer em breve

LuisaoCS

Inversão dos pólos magnéticos do Sol deve acontecer em breve

Segundo o observatório Wilcox de Stanford, em três ou quatro meses, acontecerá um evento de dimensões cósmicas em nosso sistema solar. A inversão completa das polaridades magnéticas do sol é uma grande oportunidade para aprender sobre os ciclos do astro maior. O ciclo solar é um evento maior que ocorre aproximadamente a cada 11 anos, motivo pelo qual a inversão assinalará o ponto médio do atual ciclo.

O físico solar Todd Hoeksema da Universidade de Stanford, além de diretor do observatório Wilcox -um dos poucos do mundo dedicados a monitorar os campos magnéticos do sol, afirma que desde 1976 já foram registrados três grandes inversões deste tipo, os quais representam uma mudança importante na estrutura magnética do sistema solar.


Phil Scherrer, colega de Hoeksema, descreve uma inversão magnética solar desta forma:

- "Os pólos magnéticos do sol debilitam-se, chegam a zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. Esta é parte regular do ciclo solar."

Segundo os especialistas, o domínio magnético do sol (conhecido como "heliosfera") se estende a milhares de milhões de quilômetros para além da órbita de Plutão. As mudanças na polaridade solar como a esperada proximamente têm consequências magnéticas que se farão presentes nos confins do próprio espaço interestelar.

As camadas através das quais este campo magnético se estende previnem também a entrada de raios cósmicos -partículas de grande energia próximas à velocidade da luz, produzidas por eventos cósmicos de grande poder como as explosões de supernovas-; a camada atual emitida pelo sol funciona como uma barreira contra o efeito destes raios até a fronteira do sistema solar, raios que podem ser perigosos para astronautas e satélites artificiais. Durante uma inversão magnética esta camada apresenta uma atividade maior, motivo pelo qual a proteção contra os raios do espaço exterior é fortalecida.

Ao que parece o polo norte do sol já completou sua inversão, e o polo sul se apressa para atingir seu objeto. Estaremos pendentes deste evento cósmico de proporções épicas.

Via | NASA.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Conspirações... conspirações.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!