Hacker de elite morre dias antes de revelar como controlar dispositivos médicos
O reconhecido hacker americano Barnaby Jack, famoso por demonstrar como hackear caixas automáticos para liberar todo o efetivo, morreu nesta semana em San Francisco. Jack devia fazer uma palestra alguns dias depois durante a conferência Black Hat em Las Vegas, onde a cada ano acontece o encontro dos mais proeminentes profissionais da segurança informática a nível mundial. As causas de sua morte não foram reveladas.
O tema de sua palestra em Black Hat seria versar a respeito do modo como hackear dispositivos médicos como os marca-passos cardíacos; Jack chegou a afirmar que inclusive era capaz de matar um homem a nove metros de distância ao interferir com o funcionamento do aparelho, o que recorda a cena de Homeland onde os terroristas utilizam esta técnica para assassinar o vice-presidente dos Estados Unidos.
Como colaborador da McAfee, Jack pesquisava as falhas na engenharia de dispositivos subministradores de insulina, o que fez que a Medtronic, por exemplo, reavaliasse por completo o desenho de seus produtos quando demonstrou uma falha de segurança que podia ser utilizada maliciosamente para fazer com que o dispositivo injetasse o hormônio controlado remotamente a mais de 100 metros de distância. A conferência que Jack iria apresentar no Black Hat abordaria com amplitude estes temas.
Via | Red Ice.
Notícias relacionadas:
Comentários
Um cara desses poderia fazer tantas coisas...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!