“O Zumbido”, som ultrasônico ou hipocondria coletiva?
Um persistente som conhecido como "O Zumbido" ("Hum") está afetando populações de certas áreas da Grã-Bretanha e Escócia, além de outras partes do mundo. Onde se origina ou quem o produz, são perguntas que permanecem em um mistério, mas alguns pesquisadores estão convencidos de que os relatos sobre o zumbido desde 1950 -e que se intensificaram durante os últimos anos- são prova de que o som é real e não uma estendida forma de histeria coletiva.
O zumbido nem pode ser, em verdade, caracterizado como som: é um rumor de baixa freqüência que pode se tornar incômodo depois de certo tempo. As pessoas que reclamam, dizem que em geral ouvem dentro de suas casas, e em ocasiões é mais forte durante a noite do que durante o dia. Só 2% da população que vive em zonas de reconhecida incidência do zumbido dizem ser capazes da escutá-lo, e a faixa etária das testemunhas vai de 55 aos 70 anos, segundo relatórios de 2003.
Algumas especulações afirmam que poderia se tratar de radiação eletromagnética de baixa freqüência, que resulta audível somente para algumas pessoas; outras teorias incluem atividade sísmica ou microsísimica gerados pelas ondas do oceano, experimentos militares, comunicações submarinas ou simplesmente motores diesel. De qualquer forma o fenômeno continua sendo fonte de especulações em diferentes campos.
Com um pouco de atenção o zumbido pode ser escutado em vídeos como o que encabeça este post.
Via | Yahoo! News.
Notícias relacionadas:
Comentários
As vezes ouço um som estranho que vem de aparelhos como televisões ou rádios que é como um som muito tênue e agudo...
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!