Um povoado da Noruega receberá luz solar no inverno pela primeira vez em sua história
Rjukan é um povoado da Noruega que, devido a sua situação geográfica em um vale, não recebe luz solar direta entre os meses de setembro e março. Agora, graças à instalação de espelhos gigantes, denominados "helióstatos", no alto da ladeira, os habitantes do local poderão desfrutar, pela primeira vez na história, da luz solar direta.
Os espelhos desviarão os raios de sol para dirigir à praça central de Rjukan. A ideia foi proposta há mais de 100 anos por um trabalhador da planta hidrelétrica, mas ao final terminaram construindo um teleférico porque na época a tecnologia necessária era muito cara.
Agora, e graças a esta instalação, o povo receberá seus primeiros raios de luz invernal da história. Estes helióstatos já foram utilizados previamente com sucesso para intenções muito similares, como o caso de Viganella, um povoado italiano, que sofria do mesmo problema. (ver vídeo ao final do post para entender)
Depois de vários anos de debate, o povo decidiu gastar os mais de 175 mil reais que custa o projeto, para construir os espelhos, que serão controlados por computador para dirigir a projeção dos raios solares e garantir que cheguem à praça.
Os habitantes de Rjukan terão que esperar até setembro para comprovar a eficácia deste invento.
Via | Huff Post.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!