Um novo planeta azul
Astrônomos encontraram um novo ponto azul no universo, só que aqui as tormentas de vidro e os ventos tornam impossível a possibilidade de vida.
Um planeta orbitando a estrela HD 189733, ao redor de 60 anos luz da Terra, acaba de ser descoberto. O incrível é que se parece muito à imagem que o Voyager 2 mostrou da Terra no final dos anos noventa. É como um novo "pálido ponto azul", como escreveu Carl Sagan, mas um pouco menos hospitaleiro que nosso planeta.
Conhecido como HD 189733b, este planeta é um mundo gigante e gasoso que se parece a Júpiter, mas bem mais quente. Com uma temperatura ambiente de mais ou menos 980°C, tempestades de vidro (sim, vidro) e ventos que atingem 6.400 km/h, não é remotamente possível que hospede flora e fauna.
A medição de sua cor é um separador de águas para a exploração do Universo: proporciona chaves importantes a respeito da composição da atmosfera, o que poderia informar os cientistas algo sobre as origens e a composição do próprio planeta. E ainda que com a tecnologia atual não seja possível fazer isto, observações como esta abrem o caminho para estudos sobre verdadeiras Terras espelho.
Via | Time.
Notícias relacionadas:
Comentários
Silicio?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!