Pensar em dinheiro poderia provocar pensamentos imorais
Um novo estudo sugere que o simples fato de pensar em dinheiro faz com que nos comportemos de maneira imoral, no sentido em que mentir ou enganar os demais é visto como um ingrediente necessário na tarefa de produzir mais dinheiro. Pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade David Eccles School of Bussiness de Utah publicaram esta descoberta no mês passado, onde afirmam que mesmo que nossas intenções sejam boas, inclusive se pensamos que podemos distinguir o bem do mal, poderiam existir fatores que influem em nossas decisões e comportamentos dos quais não somos conscientes.
O estudo foi baseado em pedir a um grupo de estudantes de administração que fizessem orações a partir de palavras relacionadas com o dinheiro, antes de responder a diversas perguntas e participar de diferentes jogos. As frases iam das neutras "Ela pisou na grama" a outras que explicitamente se referiam a fatores econômicos, como "Ela gastou muito dinheiro".
Segundo os pesquisadores, aqueles estudantes que estiveram mais expostos às frases de conteúdo econômico e financeiro mentiram mais nas atividades subsequentes. Ainda que seja difícil argumentar racional e simplesmente que pensar no dinheiro nos faz más pessoas -inclusive definir o que "má pessoa" significa em todos os contextos-, podemos pensar que efetivamente as decisões relativas ao dinheiro nos fazem razoar de maneira mais eficiente, subordinando a moralidade à obtenção de capital econômico.
Via | Disinfo.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!