NSA espiona intensivamente a Alemanha

LuisaoCS

NSA espiona intensivamente a Alemanha
Escritórios centrais da NSA em Fort Meade, Maryland

O escândalo de PRISM, destapado por Edward Snowden‎ -que agora está em paradeiro desconhecido- segue dando muito que falar. A União Européia parece que não para de se surpreender que uma agência de espionagem como a NSA espione, e pediu explicações oficiais aos EUA, ainda que responderão mediante via diplomática. Mas o diário alemão Der Spiegel publicou um novo artigo no qual assegura que a NSA está espionando as comunicações na Alemanha de forma intensiva. Em documentos vistos pelo editorial, mas não publicados, concluíram que a agência americana espionou em torno de 500 milhões de chamadas telefônicas, e-mails e mensagens de texto a cada mês na Alemanha.

Já sabemos que PRISM é algo mais elaborado do que nos pensávamos, capaz inclusive de fazer espionagem em tempo real, mas que exista documentação real citada pelo Spiegel que certifique esta invasão à privacidade de cidadãos alheios aos EUA abre uma importante brecha diplomática entre duas grandes potências.


A informação que a NSA armazena destas comunicações poderia conter informação de desde quando e onde foi feito a chamada ou enviado a mensagem de texto.

Esta classe de espionagem a cidadãos não é única da Alemanha, segundo Spiegel e as informações publicadas por meios como The Guardian, os 27 países da União Européia estariam submetidos a este tipo de espionagem. Mas inclusive países como a China -com a qual os EUA mantém uma forte disputa diplomática por hacking e espionagem-, Iraque ou Arábia Saudita estariam envolvidos neste tipo de infiltrações em suas comunicações.

O fantasma de PRISM e da espionagem salpicou a NSA e ao governo de Barack Obama, do que curiosamente parece não ter nenhum efeito real. Resulta bastante incômodo ver como mandatários locais ou de outros países não fazem a suficiente pressão ou não dão informação necessária para conseguir saber quanto e quando um governo espionou pessoas de outro país sobre o qual não têm jurisdição. Seguramente todos os países do mundo estejam pedindo mediante via diplomática explicações ao governo de Obama, ainda que a dúvida de quanta informação vão compartilhar é mais que evidente e está presente. A pergunta é quando pedirão uma desculpa ou fornecerão informação correta ao público?

Por suposto, a encriptação sempre é uma solução para evitar que seus dados sejam interceptados. Investir em um bom VPN sempre é boa ideia.

Via | The Verge.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!