Clonam um rato a partir de uma gota de sangue

LuisaoCS

O curioso fenômeno dos anéis de fumaça nos vulcões

Uma equipe de pesquisadores japoneses do Instituto de Pesquisa de Ciências Naturais RIKEN liderados pelo doutor Atsuo Ogura conseguiram clonar pela primeira vez um rato a partir de células sanguíneas circulantes recolhidas do rabo de outro exemplar. A duração de sua vida foi ademais comparável à da maioria de espécimes de sua espécie e inclusive conseguiu procriar novos ratos sem maiores complicações.

A clonagem foi possível graças ao isolamento dos glóbulos brancos do sangue do doador e o uso dos núcleos celulares seguindo uma técnica similar à que foi empregada com a ovelha Dolly. O processo, conhecido com o nome de transferência nuclear de células somáticas, implica o transvase do núcleo de uma célula adulta a um óvulo não fertilizado do qual extraíram o núcleo.

Até a data os especialistas tinham conseguido clonar ratos a partir de glóbulos brancos presentes nos gânglios linfáticos, na medula óssea e no fígado, mas é a primeira vez que conseguem usando células sanguíneas circulantes.

Com este método, os cientistas asiáticos indicam que é possível clonar organismos de maneira rápida e sem que seja necessário matar o animal doador. Ademais sustentam que isso poderá ser utilizado para produzir a grande escala animais confinados que tenham características muito determinadas que os tornem economicamente atraentes para as explorações pecuárias.

Via | BBC News.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!