Pessoas com alto QI sabem bloquear grande quantidade de informação desnecessária
O índice de Quociente intelectual funciona para dar-nos uma medida da inteligência de uma pessoa em um dado momento. Segundo este, uma pontuação maior indica maior inteligência. Se levarmos isso como base, um estudo publicado na revista Current Biology afirma que pessoas com níveis altos de QI são mais seletivos ao processar informação proveniente dos sentidos. Duje Tadin da Universidade de Rochester afirma que:
- "Não é que as pessoas com alto QI sejam melhores em percepção visual; senão que é mais seletiva. São excelentes para ver pequenos objetos móveis, mas têm dificuldades em perceber movimentos grandes e de fundo".
Para chegar a esta conclusão pediram a um grupo de pessoas que observassem videos em uma tela que mostravam barras se movendo; a tarefa era dizer se ditas barras moviam-se para a direita ou esquerda. O resultado mostrou que as pessoas com alto QI identificavam mais rapidamente a direção das barras que aqueles com baixo QI. Ok, isto era o esperado, mas o surpreendente, segundo Tadin, foi que ao realizar o mesmo teste com objetos grandes que se moviam lentamente, as pessoas com QI começaram a ter problemas.
- "Há algo nos cérebros das pessoas com alto QI que não lhes permite ver rapidamente os movimentos grandes e de fundo". Não se trata de uma estratégia consciente, senão de uma maneira de descartar informação que não é relevante, fazendo com que a atenção fique disponível para perceber as pequenas e perceptíveis mudanças na tela, mas não os que levam mais tempo, segundo o pesquisador.
Isto se explica como a capacidade para bloquear elementos distratores do meio, o que se torna de grande utilidade em um mundo povoado de distrações potenciais, isto é, a capacidade para escolher qual informação do meio é relevante e processável, o que ajudaria a entender por que existem cérebros que são mais eficientes do que outros, ainda que a determinação dos níveis de inteligência sejam questionáveis.
Via | Psy Post.
Notícias relacionadas:
Comentários
Isso vai contra o estudo que diz que pessoas distraídas têm maior QI. O referido teste das barras, como eu disse lá no MDig, é utilizado, na realidade, para verificar a capacidade de foco e concentração.
Normalmente, a abstração está relacionada a um QI mais alto, e esta capacidade tende a ser maior nas pessoas mais distraídas.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!