As plantas fazem cálculos matemáticos para regular seu consumo de energia noturno

LuisaoCS

Cientistas britânicos descobriram que as plantas têm a capacidade de realizar cálculos aritméticos para regular seu consumo energético durante a noite, período no qual não há fotossíntese. Isto não quer dizer exatamente que as plantas são inteligentes, mas sim que se trata do primeiro exemplo concreto de aritmética no âmbito.

A descoberta foi realizada durante o estudo da planta Arabidopsis, que usa um modelo matemático -simples, mas matemático afinal de contas- para determinar a quantidade de amido a utilizar durante o período em que não há luz solar. E o cálculo é tão preciso que pára Alison Smith, chega a ser espantoso:

- "A matemática é muito simples, aplicadas de forma química".

Especificamente, o que a planta realiza é uma divisão entre duas moléculas; uma delas (S) "incentiva" o uso do amido das reservas, enquanto a outra (T) "freia" esse mesmo uso. Depois, o ritmo de utilização das reservas é calculado através de uma divisão tão simples quanto o valor de S dividido pelo valor de T, de maneira que a energia da planta não se esgote até que sol saia e comece de novo o processo de fotossíntese.

Segundo os cientistas, é possível que alguns animais utilizem métodos de cálculo similares, e como exemplo, menciona o gerenciamento das reservas de energia em algumas aves migratórias.

Via | BBC News.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

A planta faz calculo matematico da mesma forma que o submarino nada.
Braking news: biologos que não entendem nada de computação descobrem que circuitos quimicos podem ser usados para executar equações matematicas.
A maquina de turing universal é universal, ate tubos de agua podem ser usados para resolver equações matematicas. O proprio universo é uma maquina universao de resolver equações. A matematica é a representação da estrutura do universo e não o contrario. Por isso parece que tudo é baseado na matematica, porque o Universo tem regras que se aplicam a varias coisas.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!