Confirmado: a água mais antiga do mundo tem gosto muito ruim
Estava a dois quilômetros e meio de profundidade sob a superfície do Canadá e é considerada a amostra de água mais antiga do planeta. Tanto, que sua antiguidade poderia oscilar entre os 1,5 e os 2,6 bilhões de anos, quando a Terra tinha menos da metade da idade que tem agora.
Durante todo este tempo, a água descoberta em uma mina de zinco e cobre do Canadá permaneceu estancada e à margem do ciclo de evaporação, nas fissuras da rocha granítica da mina. Um mês após o achado, uma das autoras do estudo, Barbara Sherwood Lollar, confessou que provou a água e descreveu seu sabor:
- "A primeira coisa que chama a atenção é sua salinidade", explica. - "Devido às reações entre a rocha e a água, é extremamente salgada". Segundo explica, esta água é especialmente viscosa, tanto que - "tem a leve consistência de um xarope de bordo", assegura. - "É incolor quando sai, mas tão logo entra em contato com o oxigênio adquire uma cor alaranjada devido aos minerais que contém, especialmente o ferro".
E seu sabor? - "Devo admitir que a provei. Seu sabor é terrível. É bem mais salgada do que a água do mar. Definitivamente ninguém gostaria de beber algo como isto". Ainda que pareça uma excentricidade, Barbara não provou a água somente por provar, senão para comprovar que amostras eram as mais salgadas.
O seguinte passo é buscar restos de vida nestas amostras, um achado que seria especialmente relevante para a biologia.
- "Esta água tem o mesmo tipo de energia que a que contém vida microbiana e já demonstramos que estas águas são habitáveis. A seguinte questão é saber se estão ou não habitadas",
conclui.
Via | LA Times.
Notícias relacionadas:
Comentários
Bacana, primeiro bebe e depois faz testes pra saber se contém algum tipo de microorganismo...
Ela não tem gosto ruim, depois de 2 milhoes de anos a definição do que é bom ou ruim é que mudou.
Uau! Bem que eu queria experimentar, risos.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!