Artista controla água e sons através de ondas cerebrais
Mediante um sensor que transmite suas próprias ondas cerebrais, a artista coreana Lisa Park realizou uma demonstração controlando e movendo água através das ordens enviadas diretamente de sua mente.
O sistema baseado em um auricular EEG (Eletroencefalografia) foi desenhado para rastrear as diferentes freqüências de atividade cerebral, delta, teta, alfa e beta, bem como também os movimentos oculares. Estes dados são convertidos em ondas sonoras e transmitidos através de cinco altofalantes que atuam como suporte dos recipientes de água mostrados no vídeo.
De acordo aos padrões cerebrais enviados por Lisa, a água realiza diferentes movimentos, que se diferenciam pelo tipo de emoção que tenta transmitir a artista: tristeza, ira, ódio, desejo ou felicidade.
A performance artística de nome "Eunoia", que em grego significa "pensamento belo", mede as frequências cerebrais de Lisa em relação a seu estado de consciência, no momento exato em que as utiliza.
O processamento da informação também é realizado em tempo real e é convertido através de Max/MSP (meio visual de programação para aplicações musicais) a sons gerados com o Reaktor (software para desenho e criação de instrumentos digitais).
Via | Dvice.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!