Uma foto que evidencia um engarrafamento na escalada do Everest

LuisaoCS

Uma foto que evidencia um engarrafamento na escalada do Everest
Clique na imagem para vê-la em maior resolução

Em maio de 2012, o montanhista alemão Ralf Dujmovits abortou sua tentativa de escalar o Everest sem oxigênio. Durante a descida encontrou com uma enorme fila de excursionistas -90% deles não profissionais- que subiam caminho ao cume (foto acima). Entre 600 e 700 pessoas se acotovelam a cada semana do mês de maio no Everest, depois de pagar entre 80 e 350 mil reais para que uma equipe de Xerpas lhes leve em caravanas até a cimeira.

Desde que Edmund Hillary conquistou o cume da montanha mais alta do mundo em 1953, 5.644 pessoas atingiram o topo e 210 morreram na tentativa, segundo os dados recopilados pelo montanhista polonês Eberhard Jurgalski.

O número de tentativas multiplicou-se desde as 100 ascensões diárias na década dos 90 às 500 em média que acontecem desde 2005. Ademais, a maioria concentra-se quando chega o bom tempo -em torno de maio- de maneira que chegam os temidos engarrafamentos. No dia que Dujmovits fez a famosa foto, 234 montanhistas atingiram o cume.


Como não podia ser diferente, os alpinistas profissionais falam horrores sobre a exploração comercial do Everest:

- "Já não é uma experiência selvagem, senão uma experiência McDonald's", diz à BBC Graham Hoyland, experimentado alpinista e autor do livro "As últimas horas no Everest", que narra a frustrada tentativa de ascensão de Mallory e Irvine em 1924.

Olhando pelo lado positivo atingir o cume do mundo é cada vez mais democrático e menos elitista. Assim, um japonês de 80 anos, um nepalês de 81, um garoto de 13 ou uma mulher sem pernas se converteram nos primeiros de suas respectivas categorias em conquistar o topo.

- "Se não estiver muito doente nem débil e tiver suficiente dinheiro e paciência, qualquer um pode subir o Everest", diz Jurgalski, um cronista da montanha.

E a foto do fenomenal engarrafamento de 2012, serviu para dissuadir ou para animar mais montanhistas a ir ao Everest? Seu autor, Ralf Dujmovits, tem dúvidas a respeito:

- "Por um lado, minha esperança é que o número de escaladores se reduzisse ao ver a foto, mas também tenho medo de que o Everest se torne ainda mais popular, que as pessoas comecem a pensar: 'Se há tanta gente, eu também posso somar à fila'".

Um destes novos escaladores foi o fotógrafo Elia Saikaly, que enquanto a maioria dos escaladores dormia na base antes do ataque, tentava capturar um pouco da magia que o céu do Himalaia tem a oferecer na subida ao topo do mundo.

O time-lapse é composto de milhares de fotografias tiradas por Elia com uma câmera Canon 5D Mark II, editadas com o Final Cut Pro e processadas pelo Adobe LightRoom. Experimente a beleza espetacular do Monte Everest durante a noite neste time-lapse.

Via | Ouside Online.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!