Planta que esteve congelada sob uma geleira por centenas de anos reviveu
Após estar congelado por uns 400 anos sob uma geleira no Canadá, um tipo de musgo conseguiu reviver depois de ser levado ao laboratório por um grupo de cientistas. Pesquisadores da Universidade de Alberta encontraram amostras de briófitas, plantas terrestres não vasculares que descendem das algas verdes, que estão aparecendo à medida que a geleira se retira, descobrindo zonas que previamente estavam congeladas.
- "Terminamos caminhando pelo borda da margem do glaciar e vimos estas grandes populações aparecendo embaixo que pareciam ter um coloração esverdeada", explicou a pesquisadora Catherine la Farge. Surpreendentemente, as plantas mostravam novo crescimento no mesmo terreno, sem necessidade de que fossem aplicadas alguma condição especial ao musgo. O glaciar preservou a estrutura e as plantas que foram descobertas do gelo há menos de um ano já mostravam sinais de regeneração.
Trata-se de uma descoberta bastante impressionante: Ainda que já seja conhecido que as briófitas podem sobreviver aos frios invernos árticos, era difícil imaginar que poderiam recrescer após estar enterradas sob um glaciar por centenas de anos.
- "Sempre pensamos que as plantas chegam ao redor das margens de um sistema de gelo, nunca consideramos plantas que saiam debaixo de uma geleira", agregou Catherine, cujo grupo seguirá pesquisando o que aparece com o retrocesso do gelo.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!