Professor é preso por compartilhar livro de 10 reais para seus alunos
Um professor letão chamado Pavels Jurs recebeu na semana passada uma inesperada e pouco agradável visita quando a polícia irrompeu em sua casa e levou o coitado para a cadeia. O motivo? Dias antes tinha compartilhado em seu site uma cópia escaneada de um livro de história, cujo custo não supera os dez reais, para que seus alunos pudessem consultá-lo.
A ação policial aconteceu logo após que a editora que publica esse livro no país báltico descobrisse a página e interpusesse a correspondente denúncia ante as autoridades. Jurs estava saindo para ir trabalhar no colégio quando 4 agentes da polícia se apresentaram em seu domicílio, confiscaram seu computador e foi levado à delegacia.
Uma vez ali foi interrogado durante 2 horas e informaram de que tinha cometido um delito que de acordo à legislação da Letônia poderia ser condenado a até 2 anos de prisão e uma severa multa. Ato seguido, tiraram sua página do ar.
Um site que, e aqui vem a doce ironia, meses antes foi merecedor de um reconhecimento por parte do Ministério de Educação de seu país precisamente por oferecer conteúdos didáticos que permitiam a crianças de famílias com problemas econômicos seguir tendo acesso a um material educativo que de outra maneira não poderiam consultar.
Via | Torrent Freak.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!