Chris Hadfield, o astronauta estrela da ISS regressou à Terra

LuisaoCS

Chris Hadfield, o astronauta estrela da ISS regressou à Terra

- "Por agora, ainda estou tratando de ficar de pé. Tenho que me sentar no chuveiro para não desmaiar e cair". Com estas palavras, o astronauta canadense Chris Hadfield explicou sua sensação de ter voltado à Terra depois de permanecer cinco meses na gravidade zero dentro da Estação Espacial Internacional, trabalho que lhe permitiu se converter em talvez o astronauta mais popular do mundo na era da internet.

Seus videos sobre experimentos da vida real no espaço e suas canções valeram-lhe centenas de milhões de visitas, e sem dúvidas uma excelente imagem e crédito aos organismos responsáveis pelos programas espaciais.

Mas o regresso não resultou ser tão agradável para este veterano espacial de 53 anos. Apesar de ser sua terceira missão espacial, a readaptação à gravidade terrestre causou-lhe mais de um problema.


- "Sinto-me marejado, débil e com a sensação de ter envelhecido inesperadamente", relata Hadfield, que usa um traje de pressão debaixo da roupa para ajudar à circulação sanguínea a se normalizar para que o fluxo de pressão e o sangue chegue corretamente ao cérebro.

- "Imediatamente após aterrissar pude sentir o peso de meus lábios e minha língua... não tinha me dado conta de que tinha aprendido a falar sem sentir o peso da língua", comentou durante a conferência de imprensa que participou depois de ter aterrissado junto a seu colega Thomas Marshburn e o russo Roman Romanenko no Cazaquistão.

Os astronautas terão um período de adaptação entre três semanas e um mês, durante os quais sentirão dor em todo seu corpo, especialmente no pescoço e nas costas, por ter que voltar a sustentar a cabeça depois de meses na gravidade zero.

Via | The Business Insider.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Mais se for como turista não vai ficar 5 meses la, não tem problema então. ^^

acho que vou cancelar minha reserva naquela empresa de turismo espacial...

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!