Descobrem nova propriedade magnética do grafeno
Não restam dúvidas que o grafeno é um material espantoso e conforme passa o tempo, parece que avança do estágio cientificamente irreal ao magicamente possível. Recentemente descobriram uma qualidade a mais deste impressionante material e segundo uma equipe de pesquisadores espanhóis, o grafeno também possui qualidades magnéticas, o que poderia fazer deste material muito útil para a criação de componentes eletrônicos super rápidos e super confiáveis.
O achado foi feito por membros do Instituto Madrileno de Estudos Avançados junto com a Universidade Autônoma de Madri e a Universidade Complutense de Madri. Eles criaram um filme de grafeno a partir de um cristal de rutênio em uma câmera à vácuo. O efeito magnético apareceu quando a equipe evaporou moléculas de tetraciano-p-quinodimetano no grafeno.
Esta descoberta poderia levar o grafeno a substituir os semicondutores de silício em um futuro não muito distante permitindo que as empresas tenham acesso a componentes mais rápidos, menores, baratos, leves e com um consumo de energia bem mais eficiente, assumindo que conseguissem fabricar este material em massa, permitindo dessa forma um salto sem precedentes no avanço da micro-eletrônica.
Outra qualidade deste novo grafeno magnético é que poderia ser aproveitado para novas placas-mãe experimentais capazes de aproveitar as qualidades magnéticas dos elétrons bem como a física quântica resultando no futuro em equipamentos de cômputo que requererão uma fração da energia requerida hoje em dia.
Cada vez mais nos aproximamos do dia em que o grafeno possa fazer parte importante de nossas vidas cotidianas.
Via | Clean Technica.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!