As conversas entre vizinhos também são salutares para as plantas

LuisaoCS

As conversas entre vizinhos também são salutares para as plantas

Ter bons vizinhos é algo que influi até nas plantas. Eu tenho um par de vizinhas que quase todas as manhãs e todas as tardes se juntam sobre o parapeito do muro, nos fundos da minha casa, para fofocar conversar. Contam o que fizeram, o que comeram e, como não, falam das notícias do dia e tentam, ao seu modo, solucionar os problemas do país. De modo que eu não preciso assistir a novela para saber que ontem uma tal de Delzuite fez uma festa para a imprestável da Aisha.:-) Ainda que não pareça, essas conversas são boas para a saúde e necessárias para manter a cabeça no lugar.

Quando vi que acontece o mesmo com as plantas, nem achei estranho. Segundo uma pesquisa, realizada com o Capsicum annuum, mais conhecido como pimentão, e publicada no jornal BMC Ecology, ter relações com os vizinhos melhora a germinação das sementes.


Ainda que exista algum meio que bloqueie o contato ou mediante produtos químicos ou a luz, as sementes de pimentão crescem melhor quando são cultivadas junto a pés de alfavaca. Isto sugere aos pesquisadores que as plantas "falam" através de vibrações nanomecânicas.

Monica Gagliano e Michael Renton, ambos da Universidade da Austrália Ocidental, cultivaram sementes de pimentão na presença ou ausência de outras pés de manjericão Ocimum basilicum.

Nas ausência de uma planta vizinha, as taxas de germinação foram muito baixas, mas, no caso contrário, as sementes foram capazes de crescer abertamente sem problema algum.

No entanto, quando as sementes foram isoladas dos pés de alfavaca com plástico escuro, de maneira que não podiam ser influenciados por qualquer dos sinais de luz ou químicos, germinaram como se ainda pudessem se comunicar com a alfavaca. Segundo explica Monica Gagliano:

- "Nossos resultados mostram que as plantas são capazes de influir positivamente no crescimento das sementes por alguns mecanismos ainda desconhecido. Os maus vizinhos, tais como o funcho, evitam a germinação de sementes de pimentão da mesma maneira".

Os cientistas acham que a resposta pode implicar sinais acústicos gerados mediante oscilações nanomecânicas do interior da célula que permitem a comunicação rápida entre as plantas próximas.

Esta relação das sementes de pimentão com o manjericão é, em outras palavras, uma forma de mutualismo facultativo, muito aplicado na prática nas pequenas propriedades rurais que vivem da policultura. Por exemplo, plantação de milho junto com o feijão. Ainda que os dois juntos não sejam tão produtivos quanto plantados em separado, a junção tem vários benefícios, não há a necessidade de cobertura e nem de armação de esteio para o feijão, que como uma boa trepadeira se espalha no pé de milho.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!