O metal que respira
Uma lâmina bimetálica, como bem é possível supor, é um laminado de dois metais diferentes, cada um com um coeficiente de expansão diferente (princípio dos termopares). Portanto, quando a lâmina esquenta, um lado se expande mais rápido do que o outro, produzindo uma curvatura, técnica parecida francamente utilizada nos relês bimetálicos (sobrecarga).
Doris Kim Sung, estudante de biologia reconvertida em arquiteta, estuda estes materiais e suas aplicações em arquitetura, em especial como uma solução de climatização passiva -controle da radiação solar, controle da temperatura, ventilação, etc.-.
O caso é que as edificações modernas com janelas que vão desde o solo até ao teto proporcionam vistas espetaculares, mas requerem uma grande quantidade de energia para manter uma temperatura amena. Assim Doris trabalha com compostos bimetálicos térmicos, materiais inteligentes que atuam mais como a pele humana, de forma dinâmica e sensível, e podem proporcionar sombra a uma habitação e também climatizá-la.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!