Sentir-se espontaneamente observado é um sinal evolutivo para manter-nos alertas
A sensação de que outros nos olham é um mecanismo evolutivo desenhado para nos manter alertas e prontos para interações inclusive antes de que estes ocorram. Inclusive de forma inconsciente estamos programados para monitorar a posição da cabeça e a direção do olhar; mas um novo estudo afirma que nosso cérebro nos enviaria esta reação simplesmente para ver se estamos mesmo em estado de atenção.
O professor Colin Clifford, psicólogo da Universidade de Sydney, explica para isto a importância do olhar:
- "Uma olhada direta pode assinalar dominação ou ameaça, e se percebe algo como ameaça, não quererá que passe despercebido. De modo que simplesmente assumir que outra pessoa está nos olhando pode ser a estratégia mais confiável".
Os pesquisadores fizeram com que um grupo de voluntários determinasse a direção na qual uma série de rostos olhava, sem que fosse claro para onde dirigiam os olhos. Apesar dessa ambiguidade, os participantes sentiram que estavam sendo observados por eles.
Posteriores estudos permitirão entender se este comportamento se trata de uma aprendizagem ou inclusive de um programa genético, o que poderia esclarecer sobre porque as pessoas com autismo às vezes não sabem dizer se alguém está os observando, ou então porque as pessoas ansiosas se sentem incomodadas quando são observadas.
Via | Daily Mail.
Notícias relacionadas:
Comentários
Eu sempre me sinto observada por um espírito ou algo mas ñ sei o que se tem algo me observando ou se é uma imaginação do meu cérebro.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!