Facebook Home acaba com qualquer noção de privacidade

LuisaoCS

Facebook Home acaba com qualquer noção de privacidade

Não deve ser novidade para quem curte Facebook e ademais tem um aparelho com Android que o Facebook lançou ontem uma nova plataforma para a tela inicial do Android, chamada de Facebook Home. Na nota de imprensa era possível ler:

"Home é compatível com os seguintes dispositivos: HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S III e Samsung Galaxy Note II. Home também será compatível com HTC One e Samsung Galaxy S4 e com outros dispositivos nos próximos meses".

Fica meio evidente a relação dos telefones que são compatíveis com Facebook Home e o perfil de quem possa estar interessado em que Facebook invada sua tela de início. Mas isso é só a minha opinião, claro está! No entanto On Malik do GigaOm parece pensar o mesmo, quer saber o quê?


O GPS destes aparelhos pode enviar informação constante aos servidores de Facebook -infrator reincidente em questões de privacidade-, indicando o paradeiro de seu dono em qualquer momento.

De maneira que se teu telefone não se mover de um mesmo lugar entre as 22h e as 6h durante, digamos, em uma semana, o Facebook pode deduzir que essa localização é a sua casa, ou seja, será capaz de localizar em um mapa onde está sua casa ainda que nunca tenha indicado seu endereço pessoal no perfil do Facebook.

Desta forma o Facebook pode começar a construir um perfil mais completo destes usuários com dados sensíveis que não foram fornecidos diretamente. Pode correlacionar todas relações do usuário, as lojas nas onde faz compras, os restaurantes que gosta de frequentar e outros muitos dados. O acelerômetro do celular dirá ao Facebook se está caminhando, correndo ou conduzindo.

Nada de conspiranoia, o Facebook não vai enviar seus dados para a CIA ou colocar um assassino na sua cola, mas tampouco utilizará todos esses dados para melhorar sua vida, senão para melhorar suas campanhas de publicidade.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

O Google já faz isso. :D

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!