Mapa mostra que o universo é mais velho do que pensávamos
Quão velho é o Universo? Até agora pensavam que sua idade rondava os 13,7 bilhões de anos, no entanto uma nova descoberta da Agência Espacial Européia acrescentou 100 milhões de anos a mais à conta. A ESA revelou o mapa mais detalhado à data da radiação cósmica de fundo, que é o eco que ficou da grande explosão conhecida como Big Bang.
O mapa foi elaborado graças aos dados obtidos durante mais de 15 meses pelo telescópio espacial Planck, uma missão dedicada a estudar a radiação cósmica de fundo (CMB). De acordo à agência, a luz se originou quando o universo tinha uns 380 000 anos, um tempo em que estava conformado por uma densa mistura de prótons, elétrons e fótons interagindo a uns 2.700 graus Celsius.
O CMB mostra pequenas flutuações de temperatura que correspondem a regiões de densidades ligeiramente diferentes em momentos muito precoces. Isto representa as sementes do que são as estrelas e galáxias de hoje em dia.
A ESA indica que a precisão do Planck é muito alta, tanto que também permitiu revelar características inexplicáveis que podem requerer de uma nova física para serem entendidas. Apesar deste avanço, Jean-Jacques Dordian, diretor da agência diz que o mapa do cosmos está ainda bem longe de ser completado.
O mapa pode baixado em alta resolução no site da Agência Espacial Européia.
Via | The Verge.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!