Parecemos mais belos se sorrimos?
Que tenhamos o rosto sério, sorrindo, chorando, com cara aborrecida ou que pareçamos com jeito altivo não influi necessariamente como os demais percebem nosso atrativo físico. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Nonverbal Behavior, as expressões faciais não afetam como valorizamos o sex appeal das pessoas. Os autores da pesquisa, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), asseguram que seus resultados desmentem a lenda urbana de que as pessoas que sorriem são percebidas como mais belas do que o resto.
De fato, seu trabalho demonstra que a percepção da atração físico é indiferente a expressões faciais de aborrecimento, tristeza, felicidade, medo, surpresa e inclusive de asco, tanto em homens quanto em mulheres. Isso não significa que não percebamos as emoções, senão que podemos abstrair e obviar quando se trata de julgar se um indivíduo é realmente atraente.
Não obstante, a expressão facial poderia ter algum papel na escolha do casal, dado que influi-nos à hora de decidir se nos aproximamos ou não de uma pessoa. Se percebemos que alguém sorri nos mostraremos mais dispostos a estabelecer contato que se seu rosto demonstrar asco ou repugnância, independentemente de sua beleza física.
Via | Medical Xpress.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!